Quando a Arma Que Mata é a Mesma Que Defende os Direitos e a Liberdade, os Anjos Choram Mas Não Acusam.

ROTA, POUCOS AMAM MUITOS ODEIAM MAS TODOS RESPEITAM.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Viaturas e Equipamentos

Atualmente, a ROTA conta com 93 viaturas, sendo estas modelos Chevrolet A-20 Custom e Chevrolet Blazer. Como evolução no emprego operacional da ROTA, uma das viaturas encontra-se blindada, sendo utilizada em Operações em que o seu emprego se faz necessário devido ao risco potencial a ser encontrado. Cada viatura operacional de ROTA é distingüida pelos prefixos iniciados pelos dígitos 91, pelas faixas pretas laterais e traseiras e pelo símbolo da ROTA, um “R” estilizado em forma de uma seta que aponta para uma estrela, representando um ideal a ser alcançado.
Como meios de comunicação nas viaturas, contamos com rádios e Hts Digitais, componentes do Sistema TRUNKING, bem como com rádios convencionais que acessam os batalhões da Capital, para comunicação a longa distância; tudo coordenado pela Central de Operações, COPOM.
As viaturas atuais são equipadas com LAPTOPS que facilitam as operações do batalhão.
Para o serviço diário nas ruas de São Paulo, as equipes de ROTA dispõem de alguns equipamentos necessários à repressão imediata a ilícitos, nos quais são variados os graus de periculosidade e risco, sendo seu uso selecionado por suas especificações e facilidades de manuseio de acordo com a situação encontrada.
Além destes equipamentos, esta Unidade, como Batalhão de Polícia de Choque, possui materiais de Choque para emprego em missões emergenciais de Controle de Distúrbios Civis. Tais equipamentos têm utilidades tanto para proteção individual como para dispersão de manifestações quando necessário.